
O enunciado jornalístico no Twitter
2012; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25200/bjr.v8n1.2012.376
ISSN1981-9854
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo discorre sobre o impacto das características da plataforma Twitter para a aplicação da técnica jornalística padrão (TRAQUINA, 2008) durante a constituição e produção das notícias veiculadas como tweets; e, ao mesmo tempo, busca apontar suas especificidades em relação ao enunciado jornalístico tradicional. A partir da análise de 134 tweets, coletados dos perfis do jornal Folha de S. Paulo, Zero Hora e Diário Popular, obtivemos indícios que nos levaram a confirmar nosso pressuposto central, ou seja, que o padrão hierárquico e objetivo que orienta a constituição da notícia padrão e, portanto, da própria linguagem que caracteriza o jornalismo tradicional, começa a ceder espaço a modelos mais horizontalizados e interativos que remodelam a técnica padrão (baseada no modelo da Pirâmide Invertida) e, consequentemente, modificam o enunciado jornalístico – interferindo em seus efeitos discursivos (GOMES, 2000).
Referência(s)