Artigo Acesso aberto

<b>AS FARSAS DE PIOLIN: ENTRE O GROTESCO E A CONTEMPORANEIDADE</b> <br> [Walter de Sousa Junior]

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Issue: 15 Linguagem: Alemão

10.9771/r.v0i15.5214

ISSN

2175-814X

Autores

Teatro Dança Repertório,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

<div>O circo-teatro, presente na paisagem urbana de São Paulo em todo o século XX, constituiu-se em espetáculo popular baseado na hibridização cultural, com elementos da cultura erudita e da cultura de massa. Piolin e suas comédias de picadeiro encenadas entre 1933 e 1960 são exemplo desse fenômeno cultural.</div><div><br><br />The circus-theater, that could be seen at São Paulo’s urban landscape throughout twentieth century, constituted itself in a form of popular performance based in the cultural hybridization, with elements from learned culture and mass culture. Piolin and his circus comedies staged between 1933 and 1960 are examples of this cultural phenomenon.</div>

Referência(s)
Altmetric
PlumX