
A imagem do atleta: publicidade em ano de Copa do Mundo de Futebol (Alemanha - 2006)
2011; School of Physical Education and Sports - USP; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1807-55092011000100015
ISSN1981-4690
AutoresAndré Mendes Capraro, Grasielli Scheliga, Fernando Cavicchioli, Fernando Marinho Mezzadri,
Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoTendo em vista o conciso vínculo entre economia e esporte, a imagem dos atletas de alto rendimento é uma referência para venda de marcas e produtos por meio de campanhas publicitárias. Dotados de talento e carisma, tais atletas exercem fascínio nos telespectadores. A mitificação do atleta é criada e sustentada pela mídia visando principalmente movimentar o mercado esportivo. Assim, a publicidade aumenta significativamente a venda/compra de produtos, tornando o espetáculo do futebol uma indústria que transforma hábitos e culturas. Este artigo visa analisar como tal processo ocorreu durante o período de realização da Copa do Mundo da Alemanha (2006).
Referência(s)