Artigo Revisado por pares

Descarte de pilhas e baterias - A problemática da abordagem nos livros didáticos de química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica

2014; Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA); Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

1981-8203

Autores

Ana Nery Alves Martins, Cícero Pereira Leite, Jorge Jacó Alves Martins, Gilberlândio Nunes da Silva, Gilmar Trindade de Araújo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O crescente avanco cientifico e tecnologico promoveu o desenvolvimento de uma diversidade de eletroeletronicos, tais como: computadores, celulares, brinquedos, aparelhos de som, televisoes, câmeras fotograficas, entre outros. O nome dado aos residuos resultantes do descarte destes equipamentos eletronicos e lixo ou residuo eletronico e sao causadores de impactos ambientais. Nesse sentindo, os livros didaticos estao sendo sinalizados com diferentes objetivos e propostas para o ensino com a abordagem das questoes ambientais. Neste contexto, os livros didaticos e os temas que sao por eles desenvolvidos e uma ferramenta de grande importância no ensino e aprendizagem dos conceitos de quimica. Portanto, este trabalho objetivou-se um diagnostico de quatro colecoes de livros didaticos selecionados pelo Programa Nacional Brasileiro do Livro Didatico (PNLD) 2015, para investigar nestes livros como o tema “descarte de pilhas e baterias” foi abordado e quais as abordagens sao dados no capitulo eletroquimica. Esse trabalho foi uma pesquisa qualitativa e os resultados apontaram que, as quatro colecoes analisadas apresentaram o tema com diferentes intensidades, porem com propositos semelhantes, sendo que a colecao Quimica Cidada foi a que se destacou por apresentar questoes que relaciona ciencia, tecnologia, sociedade e ambiente, mostrando diversas discussoes a cerca do tema, o que demonstra a significância de se discutir este tema no ensino de quimica, numa perspectiva das prescricoes exigidas pelos documentos legais, que vincula o tema em questao ao enfoque Ciencia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Referência(s)