
Contribuições de boaventura de sousa santos para a reflexão curricular: princípios emancipatórios e currículos pensadospraticados.
2012; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1809-3876
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO carater politico das nocoes e discussoes sociais, sociologicas e educativas e a crenca na democracia como forma de relacionamento entre sujeitos sociais individuais e coletivos na constituicao daquilo que chamo de “democracia social” (Oliveira, 2009a) sao as premissas que animam as escolhas dos temas tratados neste texto, que as selecionou da obra de Boaventura de Sousa Santos e suas possibilidades de uso nas reflexoes educativas. Considerando os curriculos como tudo aquilo que se passa nas escolas, envolvendo os conteudos formais de ensino, relacoes sociais, manifestacoes culturais e conjuntos de conhecimentos nao escolares, a discussao proposta visa a evidenciar os modos pelos quais alguns dos principios da emancipacao social – notadamente a nocao de conhecimentoemancipacao, a ideia de que “quanto mais globais forem os problemas, mais locais sao as solucoes” e a perspectiva ampliada de compreensao da racionalidade estetico-expressiva – contribuem para a reflexao curricular fornecendo elementos potencializadores de compreensao ampliada das questoes e solucoes que envolvem os curriculos pensadospraticados nos diferentes cotidianos escolares. A conclusao a que chegamos e a de que e por meio do desenvolvimento de praticas sociais radicalmente locais, cujo sentido global esta na luta emancipatoria e no reconhecimento da interdependencia local/global em todas as dimensoes sociais que a luta emancipatoria ganha seu sentido politico. Essas praticas existem e precisam ser reconhecidas em seu status politico e epistemologico. Nesse sentido, e possivel afirmar que a desinvisibilizacao dessas praticas curriculares emancipatorias ja em andamento, cuja busca e pela construcao do conhecimento-emancipacao – que aceita certa dose de caos e considera a solidariedade como saber –, contribui decisivamente para a recuperacao da esperanca em “um mundo melhor”, esperanca alem da espera, ativa na construcao da possibilidade efetiva de sua realizacao, conforme anunciada por Boaventura.
Referência(s)