Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O Hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula

2019; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15210/rle.v4i1.15529

ISSN

1983-2400

Autores

Luiz Antônio Marcuschi,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Partindo da idéia de que o computador mudou nossa maneira de ler e escrever, o autor faz algumas reflexões sobre o hipertexto como um novo espaço de escrita. O hipertexto, pela sua natureza nãoseqüencial e não-linear, afeta não só a maneira como lemos, possibilitando múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir, mas também afeta o modo como escrevemos, proporcionando a distribuição da inteligência e cognição. De um lado, diminui a fronteira entre leitor e escritor, tornando-os parte do mesmo processo; do outro, faz com que a escrita seja uma tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa. O poder e a autoridade ficam distribuídos pelas imensas redes digitais, facilitando a construção social do conhecimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX