
METÁFORA E ARGUMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM COGNITIVO-DISCURSIVA
2007; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1982-4017-07-03-08
ISSN1982-4017
Autores Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoResumo O paradigma cognitivista no estudo da metáfora ressalta a natureza desse tropo como figura essencialmente de pensamento e não apenas de linguagem. Como resultado desse novo enfoque, a linguagem passou a ter um papel relativamente secundário como lócus da metáfora e, conseqüentemente, como foco da pesquisa em metáfora. No entanto, vários teóricos vêm, mais recentemente, destacando a dimensão discursiva da metáfora, propondo uma articulação entre discurso e cognição. Este trabalho afilia-se a esta tendência, tendo como objetivo explorar a dimensão argumentativa da metáfora, em especial a metáfora nova, como um recurso de natureza cognitivo-pragmática. Expressões metafóricas, discursivamente inter-relacionadas, que formam “nichos metafóricos” em textos persuasivos, serão examinadas.
Referência(s)