
Paradigmas científicos e propostas curriculares
1998; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1414-32831998000100013
ISSN1807-5762
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoE de extrema atualidade a discussao que gira em torno da relacao entre os paradigmascientificos e as formas de organizacao de curriculo, apesar de, concretamente, ver-se poucamobilizacao para esta reflexao, no ensino universitario. Se a analise e pequena, sao quaseinexistentes as experiencias concretas que rompem com o paradigma tradicional de conhecimentona organizacao curricular.A forte presenca do paradigma da ciencia moderna na sociedade ocidental acabou por cristalizara forma tradicional de curriculo, vendo-a como uma unica possibilidade de organizacao. Esta,resume-se na logica presente no nosso cotidiano academico: dos fundamentos da ciencia para suaaplicacao; da teoria para pratica; do basico para o profissionalizante.O conceito de aprendizagem, sustentado por esta concepcao, parte do pressuposto de queprimeiro o sujeito deve “adquirir” conhecimentos para depois poder aplica-los na pratica e emsituacoes especificas. Entende, tambem, que a melhor forma de aprender e pela audicao e registrodas verdades cientificas reconhecidas que, para serem adquiridas, precisam de exercicios deexperimentacao e memorizacao. Qualidade de um curso e medida pela extensao da carga horaria dasdisciplinas e, portanto, quanto mais horas/aula o aluno cumpre, melhor e sua formacao. A pratica eentendida como comprovacao da teoria, sendo que seu sucesso depende do grau de aproximacao como conhecimento ja construido.
Referência(s)