
Origami e kirigami: arte e cultura como recurso lúdico e educativo
2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2178-938X
AutoresMaria do Carmo Monteiro Kobayashi, Thaís Regina Ueno Yamada,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoPode-se conhecer um povo por meio de seus bens culturais e artisticos. Na cultura japonesa, o ORIGAMI e o KIRIGAMI sao dois importantes representantes desses bens. Apresentam-se nesta trabalho as acoes e os resultados do curso “ Origami e Kirigami : arte e cultura como recurso ludico e educativo”. O curso teve como objetivo geral a apresentacao dessas duas tecnicas orientais em papel e suas potencialidades como recurso ludico e educativo, ao mesmo tempo em que se buscou introduzir aspectos culturais dessas artes de dobrar e/ou cortar papeis. O ORIGAMI, pratica cujo nome deriva da fusao do verbo “ oru ”, que significa dobrar, com a palavra “ kami ”, que significa papel, e mais comum do que se imagina e esta presente em nosso dia-a-dia. Afinal, ao realizar acoes como dobrar roupas, papeis, fazer pacotes, entre outras estamos realizando a pratica do origami. Poucos sabem, contudo, os beneficios que a dobradura traz nos campos da Arte, Matematica e Ciencia, aliados a sua caracteristica ludica e recreativa. O KIRIGAMI, tecnica mista que, alem de utilizar as dobras no papel (como no origami), utiliza cortes (“ kiru ” – verbo “cortar”), pode ser feito com base em um papel de gramatura maior que do origami e, ao se introduzirem alguns cortes, pode-se dobra-lo para formar as figuras desejadas. E uma tecnica cuja simplicidade chega a impressionar pelos resultados possiveis. Para o curso, realizaram-se oito encontros semanais com duracao de quatro horas cada um, totalizando 32 horas. Alem das aulas, realizou-se uma visita ao Clube Okinawa, Bauru-SP, onde foi possivel uma troca de experiencias entre os alunos do curso e o grupo de idosos ( fujinkai ) origamistas do referido clube. Por fim, organizou-se uma exposicao com os objetos produzidos pelos participantes do curso para divulgar os trabalhos dos alunos.
Referência(s)