Artigo Revisado por pares

Informação: insumo básico para o desenvolvimento do setor de turismo em Santa Catarina

2008; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1981-5344

Autores

Maria de Jesus Nascimento, Paula Sanhudo Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A necessidade de disponibilizar informacoes empresariais tem levado a reflexoes sobre a producao, demanda, divulgacao e uso da informacao. O objetivo deste estudo exploratorio, desenvolvido em nivel de iniciacao cientifica, e diagnosticar a situacao da informacao no setor de turismo em Santa Catarina. Analisa-se a amostra de 50 empresas de turismo dos municipios de Florianopolis e Sao Jose. Os dados foram obtidos atraves de um questionario e entrevista´in loco´. Apresentam-se os resultados de tres indicadores: informacao para gestao empresarial; divulgacao da informacao sobre turismo, (material promocional, na origem); e informacao de orientacao ao turista no destino. Conclui-se que e urgente a necessidade de se criar um centro referencial de informacoes sobre o turismo e conscientizar os empresario sobre sua importância para o desenvolvimento do setor.

Referência(s)