
O Sistema de Tutoria no CLMD
2006; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.14299
ISSN1679-1916
AutoresThaís Philipsen Grützmann, Reginaldo Fabiano Da Silva Afonso, Gertrudes Aparecida Dandolini, João Artur de Souza, Inês Farias Ferreira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem por objetivo descrever a experiência do primeiro ano de execução do curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) da UFPel quanto ao funcionamento da tutoria. O CLMD oferece aos seus 120 alunos nas cidades pólos de Turuçu, Canguçu e Jaguarão um sistema de tutoria. A tutoria é realizada pelos tutores da sede e tutores do pólo através de diversos meios de comunicação. Além da função pedagógica, os tutores da sede são responsáveis por acompanhar o aluno em sua aprendizagem, motivando-o e orientando-o a seguir em frente e superar os desafios encontrados no decorrer do curso. Por outro lado, o tutor do pólo é o professor mais próximo do aluno, seu papel é de fundamental importância no decorrer do curso. Estedeve, além de motivar o aluno, acompanhar de perto seu desempenho.
Referência(s)