
Objeto de aprendizagem reutilizável em 3D para a identificação de Craniosynostosis: um estudo de caso
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.53457
ISSN1679-1916
AutoresBianca Carneiro Ribeiro, Jorge da Silva Correia Neto, Ronnie Edson de Souza Santos, Clayton Vanut Cordeiro de Magalhães, Guilherme Vilar,
Tópico(s)Cleft Lip and Palate Research
ResumoNo contexto que envolve a educação médica continuada, os objetos de aprendizagem tem se mostrado uma tecnologia bastante robusta, prática e econômica. Neste sentido, esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver e avaliar objetos de aprendizagem utilizando imagens tridimensionais na detecção de dismorfologias craniofaciais. O objeto de aprendizagem foi construído seguindo as etapas de modelagem, texturização, animação e renderização, com posterior avaliação por um grupo de pediatras através de um ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados reúnem um conjunto de animações tridimensionais de alta qualidade demonstrando a variação de uma cabeça com dismorfologias e um conjunto de discussões sobre a importância que os objetos de aprendizagem em 3D podem ter na educação médica.
Referência(s)