Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Objeto de aprendizagem reutilizável em 3D para a identificação de Craniosynostosis: um estudo de caso

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.53457

ISSN

1679-1916

Autores

Bianca Carneiro Ribeiro, Jorge da Silva Correia Neto, Ronnie Edson de Souza Santos, Clayton Vanut Cordeiro de Magalhães, Guilherme Vilar,

Tópico(s)

Cleft Lip and Palate Research

Resumo

No contexto que envolve a educação médica continuada, os objetos de aprendizagem tem se mostrado uma tecnologia bastante robusta, prática e econômica. Neste sentido, esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver e avaliar objetos de aprendizagem utilizando imagens tridimensionais na detecção de dismorfologias craniofaciais. O objeto de aprendizagem foi construído seguindo as etapas de modelagem, texturização, animação e renderização, com posterior avaliação por um grupo de pediatras através de um ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados reúnem um conjunto de animações tridimensionais de alta qualidade demonstrando a variação de uma cabeça com dismorfologias e um conjunto de discussões sobre a importância que os objetos de aprendizagem em 3D podem ter na educação médica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX