
O marketing na literatura versus o marketing nas pequenas empresas: concepções de empresários de pequenas empresas de um município de Minas Gerais
2012; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.19177/reen.v5e22012229-256
ISSN1984-3372
AutoresMarco César Ribeiro Nascimento, Juliana Cristina Teixeira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAs pequenas empresas têm tido sua importância reconhecida nos cenários econômicos dos países. Estudos do Sebrae (2000) demonstram que tais empresas representam, no Brasil, 95% dos estabelecimentos do setor industrial, 98% do setor comercial e 99% do setor de serviços, e são responsáveis por cerca de 60% da oferta de empregos (ALVIM, 1998). Com o objetivo de identificar a concepção que empresários de pequenas empresas (que estão a mais de cinco anos no mercado) em um município de Minas Gerais possuem sobre o marketing, o artigo faz uma confrontação dessa concepção com os conceitos apresentados na literatura. Como referencial teórico, é apresentada uma breve revisão sobre o conceito de marketing como função, processo e filosofia; sobre pequenas empresas e sobre o marketing para pequenas empresas. A metodologia da pesquisa é qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados com empresários. Como resultados, pode-se depreender das análises que, mesmo não dominando conceitos e ferramentas de marketing, os empresários possuem orientação de mercado no que se refere à gestão de sua empresa. Os resultados confirmam que, ainda que o conceito de marketing seja desconhecido por muitos empresários, os mesmos o implementam sem ter consciência de que o estão fazendo, conseguindo se manterem no mercado por meio de ações informais que investem no relacionamento com o consumidor.
Referência(s)