Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO COMO MEDIADORAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE:UM RECORTE NOS GRUPOS DE TRABALHO DA ANPED – 2009 A 2012

2014; Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17058/rea.v22i1.3852

ISSN

1982-9949

Autores

Carla Spagnolo, Ana Margô Mantovani, Bettina Steren dos Santos, César Augusto Müller,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão acerca da formação do educador, mediada pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s), com enfoque nas discussões realizadas nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Para tal, buscou-se evidenciar como as TIC´s são contempladas nos Grupos de Trabalho Formação de Educadores (GT8), Currículo (GT12) e Educação, Comunicação e Tecnologia (GT 16), entre a 32ª e 35ª reuniões (2009 a 2012). A partir de um recorte desses trabalhos, constata-se que a disseminação do uso das TIC´s encontra maior concentração no GT16, que focaliza a importância da formação docente para a apropriação das TIC´s no processo de aprender e ensinar. Entende-se que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso das TIC´s, no processo de formação do educador, é uma condição necessária para que este desenvolva competências e habilidades que permitam construir práticas pedagógicas em congruência com estas tecnologias.

Referência(s)