Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação na educação infantil: um debate necessário

2013; Fundação Carlos Chagas; Volume: 24; Issue: 55 Linguagem: Português

10.18222/eae245520132727

ISSN

1984-932X

Autores

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Catarina Moro,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Nosso objetivo é contribuir com o debate acerca dos processos de avaliação na educação infantil, tema pouco presente em nossa produção acadêmica. Entendemos que é necessário avançarmos na discussão do processo de avaliação interna às instituições. Recorremos a pesquisas e documentos nacionais que enfocam a avaliação na primeira etapa da educação básica, bem como apresentamos dados do processo avaliativo em uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte. Concluímos que, nos momentos de avaliação, as práticas educativas das professoras tornam-se ainda mais visíveis, assim como suas concepções a respeito das crianças. O desafio permanece no sentido de continuarmos esse debate com base em um referencial que nos ajude a construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos.

Referência(s)