Experiências de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa
2019; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15210/rle.v10i1.15650
ISSN1983-2400
Autores Tópico(s)French Language Learning Methods
ResumoO artigo apresenta a categorização de experiências de professores de língua inglesa (LI) coletadas em projetos de educação continuada com o propósito de estimular a pesquisa para o conhecimento dos desafios que os professores enfrentam diariamente em salas de aula. As experiências, classificadas como diretas e indiretas, são descritas e apresentadas com dados ilustrativos de professores em escolas públicas e particulares. As experiências diretas têm origem na sala de aula, sendo de natureza pedagógica, social e afetiva. As indiretas têm origem fora da sala da sala de aula, influenciam o que nela acontece e são compostas pelas categorias de experiências contextuais e conceptuais. O conjunto de experiências relatadas e sua categorização é preliminar mas aponta para a necessidade de se ampliar a base de experiências, reconhecer o desafio que a realidade da situação de ensino de LI representa para os professores e contribuir para sua superação.
Referência(s)