Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A web-rádio como business

2011; University of Minho; Volume: 20; Linguagem: Português

10.17231/comsoc.20(2011).887

ISSN

2183-3575

Autores

Nair Prata, Henrique Cordeiro Martins,

Tópico(s)

Media Studies and Communication

Resumo

Há dezasseis anos entrou em funcionamento a primeira web-rádio de que se tem notícia. A Rádio Klif, no Texas, EUA, foi a primeira emissora comercial a transmitir de forma contínua e ao vivo através da Internet, a partir de setembro de 1995. Durante este tempo, foram feitos vários estudos acerca dessa nova modalidade de transmissão radiofônica; no entanto, algumas perguntas ainda não têm resposta precisa: A web-rádio é um negócio lucrativo? Web-rádio dá dinheiro? A pulverização das web-rádios pulveriza também os investimentos publicitários? O objetivo deste artigo é sistematizar argumentos teóricos e empíricos sobre a web-rádio e o business e, a partir de pesquisa realizada na web-rádio brasileira Pelo Mundo, entender como se configuram as formas de lucratividade pela radiofonia na web.

Referência(s)