Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os mortos do século XX: o passado em fragmentos e pequenas histórias

2011; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.19177/rcc.v6e12011175-182

ISSN

2179-9865

Autores

Dilma Beatriz Rocha Juliano,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Comprometido com o sentido político das narrativas sobre a história, este artigo aproxima Marcelo Masagão a Walter Benjamin, desejando uma leitura interpretativa do ‘filme-ensaio’ Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998). Longe de pretender legendar a narrativa imagética de Masagão com os conceitos de Benjamin, a reflexão aqui proposta reafirma a tarefa de revirar os escombros do passado para pensar o presente. Considerando uma das obras cinematográficas brasileiras mais instigantes para pensar o papel político dos espectadores como cidadãos, discute-se o ‘filme-ensaio’ na perspectiva da experiência artística como forma de conhecimento.

Referência(s)