
Práticas musicais na Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem geracional
2014; Volume: 17; Issue: 21 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
AutoresMaria Guiomar de Carvalho Ribas,
Tópico(s)Social and Cultural Dynamics
ResumoEste artigo traz os resultados de uma pesquisa em educacao musical sobre aprendizagemmusical entre pessoas de diferentes geracoes. Foram investigadas formas de interacoes estabelecidasentre estudantes da Educacao de Jovens e Adultos (EJA), tendo por objetivo entender: (i) modos eprocessos de aprendizagens musicais tecidos por estudantes de diferentes idades; (ii) como o contextoda EJA produz e interfere nas aprendizagens e nas praticas musicais desses/as1 estudantes; (iii) seexiste um processo de coeducacao musical entre pares. Situado no campo da educacao musicalperspectivada pela sociologia (Small, 1984; Souza, 2000; 2004, entre outros), nesse estudo se entrelacamreferencias das ciencias sociais, educacao e educacao musical para fundamentar um objetoem educacao musical construido pelos eixos tematicos EJA e geracao (Aries, 1981; Bourdieu, 1983;Debert, 1998; Oliveira, 1999, entre outros). Trata-se de um estudo de caso de orientacao qualitativarealizado em uma escola que atende exclusivamente a EJA.
Referência(s)