A forma objetiva de Canaã
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17851/1982-0739.20.2.171-180
ISSN1982-0739
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste ensaio demonstra que uma das maneiras significativas de estabelecer relacoes entre o romance e a realidade e compreender como o aspecto externo se torna parte da estrutura interna, atuando diretamente na sua problematica. Canaa, de Graca Aranha, foi classificada pela critica como uma narrativa mal estruturada, em que as circunstâncias historicas apareciam marginalmente em consequencia das divagacoes do autor, isto e, a obra tinha seu nivel de realismo comprometido pela filosofia cosmica. Observada a discrepância entre o movimento do romance e seu sistema de nocoes, e possivel, primeiramente, encarar tal aspecto como um defeito de composicao. Contudo, em outra leitura, pode-se notar tal desequilibrio como intrinseco a situacao historica brasileira, fazendo com que a falta de dimensao historica da narrativa tenha fundamento historico ela mesma, tornando-se forma literaria. Assim, percebemos a forma objetiva do romance, evidenciado que nem a obra nem o artista escapam a materialidade de seu tempo.
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