
Inclusão Digital de Idosos: Um estudo sobre a Realidade do Município de Belém (Pa)
2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.30912
ISSN1679-1916
AutoresFrancy Santos Fernandes, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta os resultados preliminares de pesquisa de campo sobre as condições com que ocorre a inclusão digital da terceira idade no município de Belém/PA. Os dados foram levantados em quatro entidades da cidade que oferecem cursos de Informática, não diferenciando os que são exclusivos para Terceira Idade e os com turmas mistas. Além disso, o artigo enumera, inicialmente, quais são as principais necessidades atendidas, as dificuldades encontradas e qual a contribuição da inclusão digital na vida dessas pessoas. Dentre as principais dificuldades no processo, podemos destacar a noção da necessidade de memorização de comandos e a dificuldade correspondente, e a questão do ritmo de aprendizagem que em certos contextos não é devidamente respeitado.
Referência(s)