
O desenho como mediador representacional entre o experimento e esquema de circuitos elétricos
2015; National University of Central Buenos Aires; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54343/reiec.v6i1.64
ISSN1850-6666
AutoresGilberto Franzoni, Carlos Eduardo Laburú, Osmar Henrique Moura da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo apresenta resultados de uma investigação estruturada a partir dos princípios damultimodalidade representacional em que o modo desenho é empregado como atividade mediadorapara solucionar problemas conceituais de aprendizagem de estudantes do ensino médio quandopassam do modo experimental para os esquemas convencionais usados em circuitos elétricos. Omodo de representação por desenho permitiu abrir um espaço inicial de diálogo paraestabelecimento de significados ligados ao conteúdo de circuitos elétricos e que posteriormente foiformalizado com a linguagem esquemática oficial. Em compatibilidade com o referencialmultimodal os resultados encontrados indicam que a mediação através do desenho transforma-o emuma espécie de ponte representacional que facilita a aprendizagem dos esquemas e conteúdoscientíficos no estudo de circuitos elétricos.
Referência(s)