
Horta Vertical: um Instrumento de Educação Ambiental na Escola
2014; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/remea.v31i2.3529
ISSN2318-4884
AutoresDiego Luiz de Holanda Oliveira, Rafael Freitas de Abreu, Mauro Diego Gobira Guimarães de Assis, Ailton Anibal Maia Ferreira Costa, Bruno Pardinho Ribeiro, Geraldo Tadeu Rezende Silveira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEsta proposta teve como objetivo principal utilizar a horta vertical como espaco de promocao do contato do estudante com a natureza, estimulando um encontro interdisciplinar ao mesmo tempo em que se promovia a sensibilizacao ambiental de alunos da Educacao de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho foi realizado na Escola Municipal Professor Mello Cancado, localizada em Belo Horizonte/MG, liderada pela disciplina de Ciencias e voltado para os alunos da EJA que apresentaram faixa etaria entre 15 e 72 anos. As atividades foram desenvolvidas em sete etapas, entre setembro e novembro de 2012. O processo de educacao ambiental foi baseado em discussoes, reflexoes e exposicao sobre a importância do meio ambiente para a sociedade na realidade do seu dia a dia. Os desafios ambientais que caracterizam a vida das pessoas foram estudados utilizando uma Horta vertical. O papel de cada um para ajudar a melhorar as condicoes ambientais se refletiu na importância das decisoes e valores individuais, que foi definida como um aspecto essencial para a promocao de mudancas.
Referência(s)