Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM

2019; Volume: 2; Issue: 02 Linguagem: Português

10.36524/dect.v2i02.31

ISSN

2236-2150

Autores

Katy Kênyo Ribeiro, Antônio Donizetti Sgarbi, Sídnei Quezada Meireles Leite,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência de exibição de filmes cinematográficos e documentários em uma escolas pública do município de Vitória, Espírito Santo, portanto, tratou-se de uma análise do potencial de formação continuada de professores de um projeto denominado Cineclube na Escola. O referencial teórico principal foi baseado em Edgar Morin, Attico Chassot, Antonio Cachapuz, Wildson Santos e Decio Auler. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, teórica-empírica, do tipo estudo de caso. Após cada exibição de filme, o cineclubistas, inclusive os professores, eram convidados a participar de intenso debate sobre as questões da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O projeto oportunizou o envolvimento de professores da escola, aluno de iniciação científica de graduando de Licenciatura em Química e o desenvolvimento de pesquisa de mestrado em Educação em Ciências, evidenciando o caráter de formação inicial e continuada do projeto Cineclube na Escola, na perspectiva do professor-pesquisador.

Referência(s)