
ESPECIALIZAÇÃO ESPORTIVA PRECOCE E O ENSINO DOS JOGOS COLETIVOS DE INVASÃO
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.40200
ISSN1982-8918
AutoresRafael ̈Pombo Menezes, Renato Francisco Rodrigues Marques, Myrian Nunomura,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO objetivo deste artigo foi estabelecer uma relação entre diferentes princípios metodológicos de ensino dos jogos coletivos de invasão (JCI) e processos de especialização esportiva precoce (EEP). Considerou-se EEP como um fenômeno proveniente da imposição a crianças, de regimes de competição e treinamento voltados para o rendimento a adultos e à especificidade e limitação de experiências motoras. Apoiados na literatura, concluímos que o ensino de JCI não influencia diretamente o processo competitivo na iniciação esportiva desde que apresente variedade de métodos e seja pautado em práticas de modalidades diferentes, o que evitaria ações estereotipadas e, assim, não estimularia a EEP.
Referência(s)