Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESPECIALIZAÇÃO ESPORTIVA PRECOCE E O ENSINO DOS JOGOS COLETIVOS DE INVASÃO

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.40200

ISSN

1982-8918

Autores

Rafael ̈Pombo Menezes, Renato Francisco Rodrigues Marques, Myrian Nunomura,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo deste artigo foi estabelecer uma relação entre diferentes princípios metodológicos de ensino dos jogos coletivos de invasão (JCI) e processos de especialização esportiva precoce (EEP). Considerou-se EEP como um fenômeno proveniente da imposição a crianças, de regimes de competição e treinamento voltados para o rendimento a adultos e à especificidade e limitação de experiências motoras. Apoiados na literatura, concluímos que o ensino de JCI não influencia diretamente o processo competitivo na iniciação esportiva desde que apresente variedade de métodos e seja pautado em práticas de modalidades diferentes, o que evitaria ações estereotipadas e, assim, não estimularia a EEP.

Referência(s)