Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

É possível uma iniciação científica no ensino médio como projeto para divulgação da física moderna e comtemporânea?

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 2; Linguagem: Português

10.18542/amazrecm.v2i0.1671

ISSN

2317-5125

Autores

Adílio Jorge Marques, Claúdio Elias da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

É possível trabalhar temas de Física Moderna e Contemporânea FMC, na escola de Ensino Médio? Esta proposta visa a trazer a experiência com um projeto paralelo que chamamos originalmente de “Monitoria de Pesquisa Discente”, nos mesmos moldes da Iniciação Científica do Ensino Superior. A prática foi realizada no Colégio Santo Inácio RJ, durante os anos de 2004, 2005 e 2006. Desenvolvido extraclasse, o referido projeto mostrou funcionar também como facilitador para a disciplina, com abordagem de questões não discutidas amplamente em sala de aula, tais como: Astronomia; aspectos da Física Moderna; participação em olimpíadas nacionais; montagem eletrônica e experimentos diversos.

Referência(s)