A produção de sentidos em discursos jornalísticos por meio de estratégias de imagem

2011; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Espanhol

ISSN

2236-8000

Autores

Maria Ivete Trevisan Fossá, Daiane Bertasso,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

RESUMOPropomos pensar como os discursos jornalisticos utilizam-se de estrategias de imagem para produzirem sentidos em seus discursos, tendo como pano de fundo o cenario da midiatizacao, por meio de fenomenos reconhecidos como autorreferencia e heterorreferencia (LUHMANN, 2005). Focalizamos essa questao no jornal impresso, em que, a nosso ver, estas estrategias estao presentes na forma do jornal (apresentacao grafica, cores, slogans, layout, etc); na utilizacao de fotografias, desenhos, graficos, entre outras representacoes iconicas e indiciais; e no ethos discursivo, ou seja, na imagem que o jornal constroi de si ao enunciar o seu discurso. Ilustramos nossa reflexao por meio da analise da sequencia de reportagem do jornal Diario de Santa Maria, no periodo de campanha para as eleicoes municipais de 2008, em Santa Maria (RS).Palavras-chave: Estrategias de imagem; Producao de sentidos; Discurso jornalistico; Autorreferencia; Heterorreferencia.RESUMENSe propone pensar como los discursos periodisticos utilizan las tecnicas de imagen para producir sentidos en sus discursos, teniendo en cuenta el escenario de la mediatizacion, a traves de los fenomenos conocidos como autoreferencia y heteroreferencia (LUHMANN, 2005). Nos centramos esta cuestion en el periodico impreso en el que, en nuestra opinion, estas estrategias estan presentes en la forma (presentacion grafica, colores, lemas, diseno, etc); en el uso de fotografias, dibujos, cuadros y otras representaciones iconicas y contextuales; y en el ethos discursivo, es decir, en la imagen que el periodico construye de si mismo cuando enuncia su discurso. Se ilustra la reflexion mediante el analisis de la secuencia de un reportaje del Diario de Santa Maria, en el periodo de campana para las elecciones locales de 2008, en Santa Maria (RS).Palabras clave: Estrategias de imagen; Produccion de sentidos; Discurso periodistico; Autoreferencia; Heteroreferencia.ABSTRACTWe propose thinking about how journalistic discourses use imaging strategies to produce of senses in their discourses, in the scenery of mediatization, through the phenomena known as self-reference and hetero-reference (LUHMANN, 2005). We focus on this issue in the printed newspaper, in our view where these strategies are present in the form of newspaper (layout, colors, slogans, etc); in the use of photographs, drawings, charts, and other iconic and indexical representations; and in the discursive ethos, i.e., in the image that the newspaper constructs about itself when announcing its discourse. We illustrate our reflection by analyzing the sequence of a report in Diario de Santa Maria, in the campaign period for local elections, 2008, in Santa Maria (RS).Keywords: Imaging strategies; Production of senses; Journalistic discourse, Selfreference; Hetero-reference.

Referência(s)