Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PROFISSÃO DOCENTE DO SÉCULO XVIII AO XIX NO PROCESSO CIVILIZATÓRIO PORTUGUÊS

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2012v4n7p48

ISSN

2175-6600

Autores

Vera Maria dos Santos, Thadeu Vinícius Souza Teles, Simone Silveira Amorim,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

A discussão apresentada neste artigo busca entender a conformação da profissão docente diante do processo de civilização no século XVIII, a partir das Reformas Pombalinas da Instrução pública no século XVIII. A necessidade desse artigo está circunscrita no embasamento encontrado durante pesquisa bibliográfica de três trabalhos de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe: "A mulher de posses e a instrução dos órfãos setecentista sergipanos", "A configuração do trabalho docente em Sergipe no século XIX" e "O papel do ensino da língua inglesa na formação do perfeito negociante (1759-1846)". Para desenvolver esta análise, é importante considerar a realidade do Iluminismo português implementada pela Reforma Pombalina do ensino e concretizado a partir da expulsão dos jesuítas e da substituição da sua ação educativa por uma nova dinâmica racionalista, que respeitava a hierarquia eclesial e ainda se subordinava ao Estado. Destacamos que por se tratar de um trabalho que reúne teóricos que embasam a discussão das pesquisas acima mencionadas, o presente artigo não intenciona apresentar resultados conclusivos.

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