Artigo Revisado por pares

A INFLUÊNCIA DE PINTURAS BRASILEIRAS NO CINEMA FRANCÊS CONTEMPORÂNEO.

2011; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 16; Issue: 78 Linguagem: Inglês

ISSN

1605-4806

Autores

Patrick Diener,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

espanolO cineasta frances Jean-Pierre Jeunet, diretor de filmes como O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le fabuleux destin d'Amelie Poulain) e Eterno Amor (Un long dimanche de fiancailles) admitiu em entrevistas ter sido influenciado pela estetica do pintor catarinense, radicado em Paris, Juarez Machado. Entretanto o cineasta nao aponta quais elementos visuais foram utilizados como inspiracao para suas cenas. Esta dissertacao tem como objetivo geral analisar quadros de Juarez Machado e filmes de Jean-Pierre Jeunet para apontar as caracteristicas determinantes desta mencionada influencia estetica. Como objetivo especifico o trabalho se propoe a exemplificar suas correlacoes e levantar caracteristicas de movimentos artisticos que podem caber a ambas artes, cinema e pintura. O problema esta em identificar as similaridades entre as obras. Em que pontos estas duas formas distintas de arte podem apresentar semelhancas e sob quais perspectivas ou nuances da direcao de arte os filmes interagem com as telas de Machado ou as tem como referencia? Para levantar tais dados e tracar os correlatos entre telas e filmes a dissertacao utilizara pesquisa teorica bibliografica entre telas do pintor e objeto. Como corpus de estudo serao utilizadas telas de Juarez Machado e o filme de 2001, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le fabuleux destin d'Amelie Poulain). Este trabalho discorre sobre analise da imagem, intertextualidade e midias, com aporte teorico em Gerard Genette e Gilles Deleuze. EnglishThe French filmmaker Jean-Pierre Jeunet, director of films such as Amelie (Le Fabuleux destin d'Amelie Poulain) and A Very Long Engagement (Un long dimanche fiancailles) admitted in interviews to have been influenced by the aesthetics of the Brazilian, settled in Paris, painter Juarez Machado. But the filmmaker does not pinpoint where visual elements were used as inspiration for his scenes. This project aims at analyzing Juarez Machado paintings and films of Jean-Pierre Jeunet to point out the mentioned determinant features of this aesthetic influence. As its specific objective this paper propones to illustrate their correlation and to raise art movements� characteristics that can fit both arts, film and painting. The problem lies in identifying the similarities between the works. At what points these two distinct forms of art can show similarities and under what perspectives or nuances of art direction the film interacts with Machado�s canvas? To raise such related data and draw relation between the paintings and the movie this dissertation uses theoretical research literature and observation between the paintings and the object. As corpus of study, Juarez Machado�s paintings and the 2001 film Amelie (Le Fabuleux destin d'Amelie Poulain) will be used. This paper discusses image analysis, intertextuality and media, with theoretical support in Gerard Genette and Gilles Deleuze.

Referência(s)