Artigo Produção Nacional

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.

2010; Volume: 25; Linguagem: Português

10.14295/remea.v25i0.3519

ISSN

2318-4884

Autores

Adriana Alves Pereira Pineli, Manoel Francisco Rodrigues Netto, Simone Miranda Sodré Mendes, Francisco Rodrigues da Cunha Neto,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino de uma escola publica de Eloi Mendes, Sul de Minas Gerais, objetivou-se por meio da interdisciplinaridade conhecer a relacao de dependencia da agua limpa da bacia hidrografica do Ribeirao da Onca e a qualidade de vida da populacao do municipio. O trabalho foi desenvolvido pelos autores no contexto da Campanha da Fraternidade de 2004, Agua, fonte de vida. Varias estrategias foram utilizadas para estimular a percepcao ambiental dos alunos e favorecer a compreensao da interdisciplinaridade entre o ser humano e o meio ambiente. As atividades realizadas incluiram um questionario pre-diagnostico sobre conhecimentos ambientais, leitura e interpretacao de textos, poesias, peca teatral, musica, visitas em duas nascentes e na Estacao de Tratamento de Agua e Esgoto (ETA), rodas de conversa, elaboracao coletiva de palestra realizada pelos alunos, alem de uma feira de projetos ambientais e doacao de mudas aos sitiantes. Foi possivel perceber a aprendizagem de conceitos e mudancas de atitudes na pratica cotidiana dos alunos. O ludico na educacao ambiental e uma forma diferenciada para a transmissao de conhecimentos. A pratica na educacao ambiental consolida a teoria. O trabalho interdisciplinar provoca uma reflexao e mudancas de atitudes.

Referência(s)