
CINECLUBE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA SOCIOCULTURAL INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
2019; Volume: 2; Issue: 02 Linguagem: Português
10.36524/dect.v2i02.42
ISSN2236-2150
AutoresNádia Ribeiro Amorim, Sídnei Quezada Meireles Leite, Vilma Reis Terra, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO objetivo desse trabalho foi analisar os aspectos pedagógicos e sociofilosóficos de um cineclube desenvolvido em uma escola de ensino médio, tendo como olhar principal o potencial interdisciplinar e a perspectiva sociocultural dessa atividade pedagógica. Esse projeto de extensão escolar envolveu alunos do ensino médio, aluno de graduação como monitor, professores da educação básica e pesquisadores da área de Educação em Ciências. A pesquisa qualitativa, teórica-empírica, foi desenvolvida na perspectiva de um estudo de caso, a partir de observações, aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos oficiais. Os aspectos pedagógicos e sociofilosóficos foram discutidos a partir da exibição do filme Erin Brockovich: uma mulher de talentos. Os resultados evidenciaram a promoção de debates sobre ciência articulados à temas socioambientais e interdisciplinares, se constituindo como sendo um espaço interdisciplinar de alfabetização científica.
Referência(s)