Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A transdisciplinaridade no ensino superior em cabo verde

2008; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/eccos.v5i1.341

ISSN

1983-9278

Autores

Jorge Souza Brito,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Razões históricas e geográficas fizeram de Cabo Verde, ao longo dos últimos cinco séculos, um lugar de confluência de civilizações e de experimentação/aclimatação dos mais diversos recursos e idéias. Isso se traduziu numa sociedade aberta ao mundo, numa economia de circulação e na personalidade universal do homem cabo-verdiano. Este posicionamento estratégico num mundo globalizado requer uma visão transdisciplinar do cidadão. O ensino superior é um veículo privilegiado para tal e, à luz das recomendações da UNESCO, deve a transdisciplinaridade fazer parte da nova universidade do século XXI. O nascimento de uma universidade transdisciplinar em Cabo Verde parece algo muito natural. Essa universidade nasceu em 2001 (a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde) e já desenvolve uma acção transdisciplinar e pesquisa direccionada nesse sentido. O contexto do ensino superior em Cabo Verde, porém, carece de maior atenção e a visão transdisciplinar seria mais do que necessária para uma educação liberal, em pro lduma cidadania terrestre.

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