
“Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.
2013; Uniabeu; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Inglês
ISSN
2238-2127
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoEste ensaio se propoem a apresentar as consideracoes iniciais da pesquisa em que analisamos as redes educativas estabelecidas, atraves das construcoes e leituras de cadernos/diarios produzidos pelas criancas e jovens que sao iniciados em religiao de matriz africana (candomble) na instituicao religiosa Ile Ase Omi Lare Iya Sagba, em Duque de Caxias - RJ. A partir da escrita, pratica incomum em religioes de matriz africana, refletir sobre as ressignificacoes promovidas por esta pratica. Usos, continuidades, rupturas e especificidades provocadas nao so pela tradicao e segredos repassados, mas a escrita em si, como e percebida por quem esta ator/autor desses materiais e sob sua acao direta. PALAVRAS CHAVES: Educacao – Redes Educativas – Candomble. ABSTRACT This text purport to present the initial considerations of research in which we analyze the educational networks established through the buildings and readings notebooks/diaries produced by the children and youth who are started on religion and African origin (Candomble) in the religious institution Ile Ase Omi Lare Iya Sagba in Duque de Caxias - RJ. From writing, uncommon practice in African religions, reflect on the reinterpretation promoted by this practice. Uses, continuities, ruptures and specificities caused not only by tradition and secrets passed on, but the writing itself, how it is perceived by those actor / author of these materials and under its direct action. KEYWORDS: Education - Educational Network - Candomble.
Referência(s)