Artigo Produção Nacional

LIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UM JORNAL BRASILEIRO

2011; Volume: 27; Linguagem: Português

10.14295/remea.v27i0.3493

ISSN

2318-4884

Autores

Edgar Roberto Kirchof, Maria Lúcia Castagna Wortmann, Iara Tatiana Bonin,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O estudo envolveu a analise de 55 exemplares do suplemento Nosso Mundo Sustentavel, do jornal Zero Hora de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil no periodo de janeiro de 2010 a marco de 2011. Este suplemento possui, a epoca, o patrocinio da Companhia Souza Cruz, lider de vendas no mercado brasileiro de cigarros e subsidiaria do grupo internacional British American Tobacco. Deste corpus, foram selecionadas 20 reportagens que dao destaque a construcao de um mundo sustentavel. Sob inspiracao de Zygmunt Bauman (2008) e Bruno Latour(2001), entre outros autores dos Estudos Culturais de Ciencia e Tecnologia, o estudo teve como objetivo discutir a nocao de sustentabilidade proposta neste suplemento e, para tal, foram formuladas as seguintes questoes: quais acoes sao propostas para o desenvolvimento de uma consciencia ecologicamente sustentavel? Como a questao da sustentabilidade e inserida, atraves da midia escrita, no cotidiano das pessoas? De que formas as instituicoes gauchas sao convocadas a se engajar nesta grande questao mundial? Quais acoes, proposicoes, atitudes, valores sao vinculados a nocao de sustentabilidade ambiental? Cabe registrar o papel constitutivo que as producoes midiaticas tem na vida das sociedades contemporâneas e a sua participacao na producao de sujeitos ecologicamente corretos, capazes de assumir condutas sustentaveis. Observou-se que, em inumeras reportagens, a sustentabilidade e representada como uma oportunidade para que se repensem modelos de negocios, bem como processos e tecnologias de producao e os proprios produtos deles decorrentes, tal como salientou Susan Svoboda, uma das criadoras do Green Transformation Lab, em entrevista ao jornal brasileiro Folha de Sao Paulo (28/12/2010). Nesse suplemento jornalistico ensina-se a refrescar a casa sem esquentar o planeta; a fazer sapatos reciclados; a proteger mananciais de agua; a redecorar os espacos, criando Oasis em meio a desertos de escritorios; a reciclar garrafas pet e a reorganizar a vida cotidiana para evitar descarte, sem deixar de consumir. Ou seja, as proposicoes tanto direcionam-se a praticas individuais, quanto coletivas. Neste caso, ensinam-se os pecuaristas a reduzirem o impacto da criacao de gado; estimula-se uma populacao local a utilizar recursos publicos para proteger areas verdes, ou a fazer uso de creditos do mercado de carbono. Alem disso, o suplemento convoca celebridades brasileiras a lancarem-se na defesa de causas ambientais, seguindo uma tendencia mundial.

Referência(s)