Tela e Tinta no cinema de Jean-Pierre Jeunet
2012; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 17; Issue: 27 Linguagem: Português
ISSN
1980-3710
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoO cineasta frances Jean-Pierre Jeunet, diretor de filmes como O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le fabuleux destin d'Amelie Poulain) e Eterno Amor (Un long dimanche de fiancailles) admitiu em entrevistas ter sido influenciado pela estetica do pintor catarinense, radicado em Paris, Juarez Machado. Entretanto o cineasta nao aponta quais elementos visuais foram utilizados como inspiracao para suas cenas. Esta dissertacao tem como objetivo geral analisar quadros de Juarez Machado e filmes de Jean-Pierre Jeunet para apontar as caracteristicas determinantes desta mencionada influencia estetica. Como objetivo especifico o trabalho se propoe a exemplificar suas correlacoes e levantar caracteristicas de movimentos artisticos que podem caber a ambas artes, cinema e pintura. O problema esta em identificar as similaridades entre as obras. Em que pontos estas duas formas distintas de arte podem apresentar semelhancas e sob quais perspectivas ou nuances da direcao de arte os filmes interagem com as telas de Machado ou as tem como referencia? Para levantar tais dados e tracar os correlatos entre telas e filmes a dissertacao utilizara pesquisa teorica bibliografica entre telas do pintor e objeto. Como corpus de estudo serao utilizadas telas de Juarez Machado e o filme de 2001, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le fabuleux destin d'Amelie Poulain). Este trabalho discorre sobre analise da imagem, intertextualidade e midias, com aporte teorico em Gerard Genette e Gilles Deleuze.
Referência(s)