Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AÇÕES DE DIFUSÃO INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

2012; Issue: 42 Linguagem: Português

10.22456/2236-6385.26027

ISSN

2236-6385

Autores

Simone da Costa Carvalho, Margarete Schlatter,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Situando a língua(gem) no centro da esfera produtiva, a Sociedade do Conhecimento (OLIVEIRA, 2010) está fortemente vinculada à dinâmica do mercado linguístico de diversos países. Este trabalho apresenta um panorama de ações políticas e de planificação linguística relacionadas ao ensino e à promoção internacional do português como língua adicional. Primeiramente, apresentamos os conceitos de política e planificação linguística (HORNBERGER, 2006) e a noção de mercado linguístico (BOURDIEU, 1998). Em seguida, apresentamos ações na área de políticas linguísticas externas, bem como outras iniciativas de promoção da língua portuguesa coordenadas pelo Estado brasileiro, com destaque para o exame Celpe-Bras.

Referência(s)