
Educação em saúde e a prática de enfermagem ao recém-nascido prematuro
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.15253/2175-6783.2009000400007
ISSN2175-6783
AutoresAna Luíza Paula de Águiar Lélis, Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso,
Tópico(s)Breastfeeding Practices and Influences
ResumoPesquisa descritivo-exploratória de natureza qualitativa que objetivou analisar as práticas educativas realizadas pelos enfermeiros, direcionadas para o cuidado domiciliar ao recém-nascido prematuro durante o período de internação na unidade neonatal de um hospital de referência em serviço de neonatologia, Fortaleza-Ceará-Brasil, de maio 2007 a março 2008. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Os sujeitos foram oito enfermeiras que atuam em unidades neonatais e 14 mães de recém-nascidos prematuros internados nas unidades neonatais do referido hospital. O estudo revelou que a falta de sistematização nas ações educativas realizadas pelas enfermeiras interferiu de maneira negativa na compreensão das mães referente ao cuidado do recém-nascido no domicílio após a alta hospitalar. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2009000400007
Referência(s)