
Enquadramento e diferenciação nos “figureiros” de Taubaté (SP) e nos artesãos do miriti de Abaetetuba (PA): uma análise comparativa
2014; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Volume: 1; Issue: 20 Linguagem: Inglês
ISSN
1982-4718
AutoresPaolo Totaro, Carme Izabel Rodrigues,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoResumo A diferenciacao pelo consumo hoje esta saindo do controle dos circuitos da moda para envolver a cultura material dos grupos “marginais”. Mas isso se acompanha com uma tendencia a enquadrar e, portanto, a desvalorizar os elementos diferenciais da producao artistico/artesanal desses grupos. Os casos dos “figureiros” de Taubate (SP) e dos artesaos do miriti de Abaetetuba (PA) parecem representar duas respostas opostas a esse desafio do mercado. A resposta dos “figureiros” se fundamenta na defesa da tradicao e da unicidade autoral contra a padronizacao, enquanto a dos artesaos do miriti se ampara na transformacao da cultura local numa especie de marca geografica (“o miriti de Abaetetuba”) pela qual e possivel dar uma virada empresarial a producao sem perder seu carater popular. Palavras-chave Diferenciacao. Arte popular. Conveniencia da cultura. Industria domestica. Consumo. Abstract Differentiation trough consumption is today going out from the control of fashion circuit to involve the material culture of the ‘marginal’ groups. However, this process is accompanied by the tendency to frame and therefore devalue the differential artistic/artisanal production of these groups. The cases of the figureiros of Taubate (SP) and of the miriti’s artisans of Abaetetuba (PA) seem to represent two opposing answers to this challenge of market. The reaction of figureiros is based on the defense of tradition and uniqueness of the copyright against the standardization; While the artisans of miriti is based on the transformation of the local culture into a kind of geographic brand (the miriti Abaetetuba) which habilitates them to change the production into a business activity without losing its popular character. Keywords Differentiation. Folk Art. Expediency of Culture. Domestic Industry. Consumption.
Referência(s)