
RECAJ nas escolas: promoção de cidadania e formas alternativas de resolução de conflitos no ambiente escolar
2012; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2178-938X
AutoresAdriana Goulart de Sena Orsini, Izabel Campos Ferreira, Juliana Castro Sander Morais, Lucas Jerônimo Ribeira da Silva,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO Programa RECAJ UFMG, originado em 2007, consiste em grupo de estudos, pesquisa e extensao acerca das formas de resolucao de conflitos e do acesso a justica. Orientado pela Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Dra. Adriana Goulart de Sena Orsini, o RECAJ UFMG, composto por alunos e ex?alunos de graduacao e pos? graduacao, dedica suas atividades ao estudo e a difusao social dos diferentes metodos de solucao de controversias, com destaque para as formas alternativas e pacificas de resolucao de conflitos. Ao longo de sua existencia, o Programa ja promoveu, dentre outros, seminarios, pesquisas e uma cartilha didatica em parceria com o Ministerio da Educacao intitulada “Formas de resolucao de conflitos e acesso a justica”. Boaventura de Souza Santos (2004) considera ser inerente a universidade publica a funcao de estabelecer uma relacao dialogica e mutuamente benefica entre o meio academico e comunidade em geral . Por meio da extensao universitaria, o Programa RECAJ criou em 2011 o Projeto “RECAJ nas Escolas”, compreendendo ser possivel e necessaria a realizacao de parcerias autenticas entre as diferentes instituicoes de ensino ? publicas e privadas – nas quais se enseje relacoes dialogicas entre o ensino fundamental, medio e superior. O enfoque pluralista, interdisciplinar e construtivista do referido projeto, encontrou, nas obras pedagogico?educacionais de Paulo Freire, um importante norte teorico para o desenvolvimento dos trabalhos junto as criancas e aos adolescentes.
Referência(s)