Artigo Produção Nacional Revisado por pares

RECAJ nas escolas: promoção de cidadania e formas alternativas de resolução de conflitos no ambiente escolar

2012; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2178-938X

Autores

Adriana Goulart de Sena Orsini, Izabel Campos Ferreira, Juliana Castro Sander Morais, Lucas Jerônimo Ribeira da Silva,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O Programa RECAJ UFMG, originado em 2007, consiste em grupo de estudos, pesquisa e extensao acerca das formas de resolucao de conflitos e do acesso a justica. Orientado pela Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Dra. Adriana Goulart de Sena Orsini, o RECAJ UFMG, composto por alunos e ex?alunos de graduacao e pos? graduacao, dedica suas atividades ao estudo e a difusao social dos diferentes metodos de solucao de controversias, com destaque para as formas alternativas e pacificas de resolucao de conflitos. Ao longo de sua existencia, o Programa ja promoveu, dentre outros, seminarios, pesquisas e uma cartilha didatica em parceria com o Ministerio da Educacao intitulada “Formas de resolucao de conflitos e acesso a justica”. Boaventura de Souza Santos (2004) considera ser inerente a universidade publica a funcao de estabelecer uma relacao dialogica e mutuamente benefica entre o meio academico e comunidade em geral . Por meio da extensao universitaria, o Programa RECAJ criou em 2011 o Projeto “RECAJ nas Escolas”, compreendendo ser possivel e necessaria a realizacao de parcerias autenticas entre as diferentes instituicoes de ensino ? publicas e privadas – nas quais se enseje relacoes dialogicas entre o ensino fundamental, medio e superior. O enfoque pluralista, interdisciplinar e construtivista do referido projeto, encontrou, nas obras pedagogico?educacionais de Paulo Freire, um importante norte teorico para o desenvolvimento dos trabalhos junto as criancas e aos adolescentes.

Referência(s)