Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fontes Inéditas dos "Trois Études" para piano (1910) de Henrique Oswald

1994; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/rm.v5i2.55081

ISSN

2238-7625

Autores

José Eduardo Martins,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Entre os manuscritos de Henrique Oswald (1852-1931) doados pelos descendentes do compositor ao CDEMB-DM-ECA/USP, quatro autógrafos completos referem-se a Estudos para piano solo: Trois Études (1910) e o Étude pour la main gauche (1921). Na produção de Henrique Oswald para piano solo, seis são os Estudos, somando-se aos quatro citados o Estudo (edição póstuma) (1897) e o Scherzo-Étude (1902), todos editados. Os Trois Études formam um conjunto monolítico criado basicamente num impulso único a propiciar a homogeneidade técnico pianística, mercê de problemática específica exaurida em sua essencialidade, o arpejo. As novas fontes manuscritas autógrafas completas dos Trois Études representam matéria de interesse comparativo e estético musical, entendendo-se o conjunto editado. Numa visão outra, a quase inexistência de rasuras confere aos Estudos em questão, em suas roupagens manuscritas, definições por parte do autor e determinados valores a antecederem os contidos nos decisivos manuscritos que serviriam à imediatamente posterior edição.

Referência(s)
Altmetric
PlumX