Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 23; Issue: 41 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41.842

ISSN

2358-0194

Autores

Lise Mary Arruda Dourado,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

A presente tese constitui-se um estudo de caso realizado na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, em Salvador, Bahia, vinculada ao terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Investigamos sobre as práticas curriculares que envolvem vivências com lexias africanas e afro-brasileiras e o impacto sociolinguístico na construção identitária dos estudantes. A partir de observações in lócus, tais vivências são descritas, orientadas pela contação de mitos afro-brasileiros, por meio de: livros didáticos e paradidáticos; uso cotidiano de saudações de gentileza, em yorubá; consultas lexicográficas e elaboração de pequenos dicionários; nominações na ambientação escolar e circunvizinhos; cânticos em yorubá e wolof. Realizamos uma escuta dos falares de um grupo amostral de doze estudantes, na intenção de identificar a fluênciade tais lexias no uso cotidiano e de registrar sentimentos de pertença identitária. Dialogamos com autores como Munanga e Nascimento, que defendem uma educação voltada para a pluralidade cultural, e Rajagopalan, que discute o conceito de identidade a partir da língua, em consonância com o conceito de identidade nos estudos culturais, defendidos por autores como Bauman e Hall. Nos falares dos estudantes, foram verificadas sessenta ecinco lexias africanas e afro-brasileiras, categorizadas e glosadas, considerando o contexto sociolinguístico em que surgem. A análise dos dados possibilita concluir que tais fluências lexicais conduzem os estudantes ao conhecimento do legado cultural afro-brasileiro, à desconstrução de estereótipos referentes à população negra e a construções identitárias pautadas no respeito à diversidade.

Referência(s)