Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A pesquisa em ética na educação ambiental

2007; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2177-580x.v2i1p185-206

ISSN

2177-580X

Autores

Mauro Grün,

Tópico(s)

Religion, Ecology, and Ethics

Resumo

Meu objetivo neste texto e tracar um panorama da pesquisa em etica ambiental salientando importantes insights e inspiracoes para a educacao ambiental. Trata-se de estabelecer conexoes entre a etica e a educacao ambiental. O texto divide-se em tres partes. Na primeira parte, demonstro como se deu o nascimento da etica ambiental como disciplina cientifica. Mostro isso a partir dos trabalhos de Routley (2003) e Naess (1995), ambos originalmente publicados em 1973. Routley argumenta que dentro da tradicao etica ocidental dominante - os ultimos 2.500 anos - nao ha lugar para a considerabilidade moral da Natureza. Esta so tem valor instrumental. No mesmo ano, Naess publicou sua plataforma da Ecologia Profunda com dezoito principios que serviam de guia para a acao. A Ecologia Profunda advoga o bioigualitarismo biosferico, para o qual nao existe hierarquia de valor entre as diferentes entidades da ecosfera - rochas, plantas, animais, rios, seres humanos e a terra como um -, ou seja, todas tem o mesmo valor, pelo menos do ponto de vista etico. Na segunda parte do texto, comento duas Eticas da Terra, a de Rolston (1996) e a de Callicott (1993). Rolston (1996) argumenta que a Natureza tem sido tratada quase exclusivamente como natural. A mudanca radical viria por meio de uma etica e de uma Educacao Ambiental que passassem a admirar a Natureza em seus proprios termos. Para o filosofo, a frase tudo e recurso encontra paralelo na sentenca todo mundo e egoista. Callicott (1993), por sua vez, tambem apregoa uma Etica da Terra holista baseada em Darwin, David Hume e Adam Smith, defendendo o ecocentrismo. Seguindo Leopold (1987), Callicott (1993) argumenta que temos deveres para com a comunidade - terra. Esses deveres sao baseados nos sentimentos morais de amor, respeito, obrigacao, admiracao e pertenca a terra. Argumento que as eticas do valor intrinseco contem um grande potencial subversivo da ordem vigente. Ao final, proponho um casamento entre as diversas ecologias radicais como forma de empoderamento de educadores (as) ambientais.

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