As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas
2008; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2238-5533
AutoresNatália Salan Marpica, Amadeu José Montagnini Logarezzi,
Tópico(s)Environmental Education and Sustainability
ResumoAs politicas educacionais definem que a educacao ambiental nao deve ser uma disciplina escolar, mas incorporada por todas as que ja existem e, diante desse contexto, o livro didatico pode atuar como um promotor da transversalidade da tematica na educacao escolar. Pretendendo verificar quais sao suas principais lacunas como um instrumento de apoio a educacao ambiental escolar, este trabalho investiga livros didaticos das diferentes disciplinas curriculares para compreender como o conjunto multidisciplinar de livros de uma mesma serie aborda as questoes ambientais. A analise e realizada buscando verificar se as questoes estao presentes nos conteudos dos livros e tambem quais elementos, entre os que compoem a questao ambiental em sua complexidade, estao colocados e quais se configuram como areas de silencio. Os resultados indicam que a questao ambiental esta presente nos livros didaticos e que as areas de silencio concentram-se sobretudo na dimensao da participacao politica frente a realidade.
Referência(s)