DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA UM NOVO OLHAR
2002; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.31496/rpd.v2i4.45
ISSN1519-0919
Autores Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoNo presente trabalho faz se uma analise bibliografica da Didatica focalizada no contexto da Educacao Fisica. Parte da compreensao da etimologia da palavra o do seu significado mais amplo na da educacao e da Educacao Fisica. O estudo nasceu das necessidades de conhecimentos sobre a questao dentro das aulas de Didatica da Educacao Fisica e Esportes. Percebeu-se que no Brasil poucos estudiosos da area estudam com profundidade o tema. Alem disso, pelo constante desenvolvimento da area de Educacao Fisica, sobretudo para fora dos muros da escola, essa preocupacao em dominar tal conteudo ficou relegado ao basico. Percebe-se tambem que mesmo quando o espaco de atuacao era restrito mais a escola, o entendimento de didatica era restrito somente aos pedagogos, o profissional da area restringia-se nas atividades praticas deixando de lado uma fundamentacao teorica para essa pratica. Didatica da Educacao Fisica antes de tudo e analisar profundamente os fundamentos teoricos da Educacao Fisica, o contexto em que essa esta e os aprendizes que estao envolvidos, apos partir para o planejamento de ensino preenchendo todos os elementos que a compoem. Cre-se que o resultado teorico desse estudo sera fundamental para uma melhor compreensao sobre o processo de ensino em Educacao Fisica, independentemente do espaco em que esta estiver acontecendo.
Referência(s)