Artigo Produção Nacional

Patologias congênitas das Instituições de 1988

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/ideias.v1i1.8649303

ISSN

2179-5525

Autores

João Quartim de Moraes,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Tanto na luta política quanto na publicidade comercial, fórmulas bem escolhidas conferem qualidades imaginárias a produtos de conteúdo duvidoso. Quando lançada por Tancredo Neves, candidato da oposição à presidência, num discurso em Vitória, em novembro de 1984, a expressão ”Nova República” tinha um claro sentido de ruptura com a ditadura e de construção de novas instituições: “Restaurar a democracia é restaurar a República. É edificar a Nova República, missão que estou recebendo do povo e se transformará em realidade pela força não apenas de um político, mas de todos os cidadãos brasileiros”. A fórmula ”pegou”, mas foi logo abastardada pelos espertalhões mediáticos, notadamente a Rede Globo.

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