
O PAPEL DO HOSPITAL NO TREINAMENTO DE ENFERMEIROS PARA A ASSISTÊNCIA PRIMÁRIA DE SAÚDE
1981; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/0034-716719810001000006
ISSN1984-0446
AutoresJudith Feitoza de Carvalho, Lygia Paim,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoConceitua-se o Hospital como elo da cadeia sistêmica de estabelecimentos de saúde, prestando serviços integrais de saúde à comunidade, com um programa assistencial que contempla ações de proteção, recuperação, reabilitação e higiene ambiental. O marco referencial disso foi a participação do Brasil na 32.ª Assembléia Mundial de Saúde, em 1979, quando a Delegação Brasileira aprovou o documento "FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COM VISTAS A ALCANÇAR SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000", assumindo o compromisso de proporcionar assistência de saúde tecnicamente adequada, economicamente exeqüível e socialmente justa à ampla faixa da população brasileira. O Hospital tem responsabilidades no cumprimento da meta: "SAÚDE PARA TODOS", e no contínuo desenvolvimento de recursos humanos próprios, que são o instrumento fundamental para viabilização de todo processo de mudança ou de inovação institucional, para melhorar a prestação de serviços de saúde.É desejável que o treinamento seja formalizado no contexto da estrutura organizacional, devendo ser programado, acompanhado, avaliado e contínuo, no tempo. O efeito de um programa de treinamento reside basicamente na clara definição dos objetivos a alcançar e numa cobertura abrangente a todas as categorias profissionais e ocupacionais, executores e gestores de projetos/atividades, em toda a linha hierárquica institucional. A eficácia do treinamento de ENFERMEIROS para a assistência primária de saúde, a nível do Hospital, depende diretamente das experiências de ensino-aprendizagem proporcionadas por essa unidade, cujo programa global deve conter as ações de saúde de nível primário que lhe compete prestar à população que lhe é adstrita. Num sistema regionalizado, o treinamento de ENFERMEIROS e de outros profissionais deve estender-se aos níveis de prestação de saúde, seguindo o fluxo percorrido pela clientela em sua demanda aos serviços de saúde.
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