“Tornar-se outra pessoa”: Narrativas de transformação subjetiva e processos de distinção entre os jovens estudantes Erasmus em Lisboa

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 37 Linguagem: Português

10.22409/antropolitica2014.0i37.a253

ISSN

2179-7331

Autores

Daniel Malet Calvo,

Tópico(s)

Youth Education and Societal Dynamics

Resumo

O programa de mobilidade estudantil universitaria ERASMUS e bem conhecido em toda a Europa, deslocando anualmente uns 250.000 alunos por 33 paises. Os seus principios de intercâmbio cultural, ensino na pluralidade e mobilidade transnacional fazem dele o programa bandeira dos ideais da Uniao Europeia, com um alto grado de apreciacao politica e de popularidade geral. Alias, as experiencias de descobrimento pessoal, emancipacao e abertura ao cosmopolitismo dos jovens no estrangeiro, constituem um ritual de passo incontornavel na cultura juvenil dum determinado grupo social que vai ser caracterizado pelo seu “capital de mobilidade”. Os Erasmus, entre “migrantes estudantis” e “turistas juvenis” chegam entre a maravilha e a comocao num pais diferente do seu, adaptam-se ou rejeitam os seus contextos iniciais, buscam novas vidas e finalmente “descobrem-se a sim mesmos” nesse novo lugar. O periodo Erasmus vai ser marcado pelos processos de trânsito das suas vidas para novas subjetividades, sempre definidas pelas estrategias de distincao e de diferenciacao que procurarao respeito dos outros jovens num novo contexto. Neste artigo vamos conhecer os percursos vitais e as modalidades adaptativas de 6 estudantes estrangeiros em Lisboa segundo as suas proprias narrativas de deslocamento juvenil e adaptacao urbana.

Referência(s)