Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação de pós-graduação em enfermagem à distância: avaliação sob a perspectiva dos discentes

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1982-0194201500024

ISSN

1982-0194

Autores

Vera Lucia de Souza Alves, Elena Bohomol, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Objetivo Avaliar os cursos de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade a Distância sob a perspectiva dos discentes. Métodos Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa realizado com 484 alunos concluintes. Para a avaliação foi utilizado instrumento dividido nas categorias: local de acesso, horas de dedicação, professores; tutores, expectativas dos alunos e avaliação geral. A associação entre as variáveis numéricas foi realizada por meio do teste Qui-quadrado de Pearson, e a confiabilidade da medição por meio do coeficiente Alfa de Cronbach. Resultados Os principais resultados demonstraram que os discentes se sentiram acolhidos pelos tutores e professores, e que os dois cursos contribuíram para melhorar o desempenho profissional e o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão. Conclusão Os cursos foram avaliados positivamente e mostraram-se úteis como ferramenta de capacitação de Enfermeiros visando fomentar a transformação do cenário gerencial da Enfermagem brasileira.

Referência(s)