
Educação de pós-graduação em enfermagem à distância: avaliação sob a perspectiva dos discentes
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1982-0194201500024
ISSN1982-0194
AutoresVera Lucia de Souza Alves, Elena Bohomol, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoObjetivo Avaliar os cursos de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade a Distância sob a perspectiva dos discentes. Métodos Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa realizado com 484 alunos concluintes. Para a avaliação foi utilizado instrumento dividido nas categorias: local de acesso, horas de dedicação, professores; tutores, expectativas dos alunos e avaliação geral. A associação entre as variáveis numéricas foi realizada por meio do teste Qui-quadrado de Pearson, e a confiabilidade da medição por meio do coeficiente Alfa de Cronbach. Resultados Os principais resultados demonstraram que os discentes se sentiram acolhidos pelos tutores e professores, e que os dois cursos contribuíram para melhorar o desempenho profissional e o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão. Conclusão Os cursos foram avaliados positivamente e mostraram-se úteis como ferramenta de capacitação de Enfermeiros visando fomentar a transformação do cenário gerencial da Enfermagem brasileira.
Referência(s)