
Inclusão e segmentação social no Ensino Superior público no Estado de São Paulo (1990-2012)
2015; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 36; Issue: 130 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302015139672
ISSN1678-4626
AutoresAna Maria F. Almeida, Maurício Érnica,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoQuais os efeitos da expansão de vagas e das ações afirmativas sobre a inclusão social nas universidades públicas? Ao analisar as características sociais dos estudantes que ingressaram em quatro universidades paulistas - USP, Unicamp, Unifesp, UFABC - no ano de 2012, esse artigo mostra que elas receberam um número significativo de jovens oriundos de famílias com menor renda e sem diploma de ensino superior. O formato institucional da expansão fez com que esses jovens continuassem a ser dirigidos para os cursos menos prestigiados, impulsionando forte segmentação interna. A UFABC é exceção. Ela recebeu um número maior de estudantes oriundos de famílias de renda mais alta, mas sem diplomas de ensino superior e parece ter adiado a segmentação social com a adoção dos Bacharelados Integrados.
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