COMÉRCIO COMO FATOR DE COESÃO DOS CENTROS URBANOS: CASO DA REVITALIZAÇÃO COMERCIAL DO CENTRO DE CURITIBA
2008; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14210/rtva.v10n3.p313-334
ISSN1983-7151
AutoresMário Procopiuck, Abdulah Bubacar Djalo,
Tópico(s)Global Urban Networks and Dynamics
ResumoTrata o presente de estudo de caso sobre tentativas de revitalizacao da area central de Curitiba entre os anos 1995 e 2005, envolvendo o comercio local e o poder publico. Em um primeiro momento focalizamos os aspectos teoricos e conceituais que permeiam as relacoes entre as funcoes comerciais, economicas e sociais dos centros urbanos. Serao aprofundados temas como as funcoes do comercio na cidade, a estruturacao do setor comercial urbano, a relacao entre o setor comercial e a revitalizacao dos centros urbanos, as formas de gestao dos centros urbanos e das configuracoes comerciais nele atuantes, a interacao entre comercio tradicional, comercio moderno e Poder Publico Local. Finalmente, sob esse arcabouco, serao analisadas as iniciativas de revitalizacao do Centro de Curitiba por meio do Projeto Cores da Cidade e, com maior profundidade, sera apresentada e analisada a estruturacao do Projeto Centro Vivo. Do estudo empreendido evidencia-se que o sucesso dos resultados obtidos inicialmente com o Projeto Cores da Cidade nao se manteve ao longo do tempo. Situacao diferente parece ocorrer com o Projeto Centro Vivo, que, por sua concepcao com base em acoes estrategias dinâmicas, apresenta resultados que se atualizam e se renovam em funcao das interacoes entre os atores publicos e privados participantes. Palavras-chave: Comercio Urbano; Centros Comerciais Abertos; Revitalizacao de Centros Urbanos.
Referência(s)